Sobre a autora


Paula Fábrio nasceu em 1970. É mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo. Desnorteio [Ed. Patuá], seu primeiro romance, foi Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013, na categoria estreante. Seu novo livro, Um dia toparei comigo (Foz), é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016 e recebeu a bolsa de criação ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


quinta-feira

20.000 léguas submarinas




Muita gente já escreveu sobre Júlio Verne e quase todo mundo conhece grande parte de sua obra. O que vou fazer aqui não é algo novo, portanto. Mas falarei de uma edição específica. A edição da Cia das Letrinhas de 20.000 léguas submarinas, que já é bem antiguinha no mercado, mas que cumpre seu papel com louvor.

Essa fantástica aventura escrita por Júlio Verne está entre outros títulos de destaque da coleção Clássicos Infantis, por sinal muito bem gerida pela editora, com textos adaptados para o público infantojuvenil,  ricamente ilustrados, com capa dura e repletos de informações explicativas sobre as obras. 

No caso das 20.000 léguas submarinas há uma série de gravuras e dados sobre oceanografia, além de mapas que acompanham a viagem do capitão Nemo e da tripulação do Nautilus.

Em tempo, Verne é sempre lembrado pelas impressionantes invenções tecnológicas de sua ficção, mas também vale a pena observar a construção de suas personagens. Nemo é dos mais enigmáticos, embora sisudo, não deixa de ser um sujeito que se preocupa com a humanidade, ajudando povos que lutam contra a servidão.

Nada de novo. Até mesmo por se tratar daquelas edições compradas ao estrangeiro. Mas mesmo assim altamente recomendável. É bom ter à mão para crianças de todas as idades. Ainda mais para aquelas entre oito e dez.

Serviço:
20.000 léguas submarinas
Júlio Verne
Adaptação Ron Miller, Ilus. Paul Wright
Cia das Letrinhas
1999