Sobre a autora


Paula Fábrio nasceu em 1970. É mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo. Desnorteio [Ed. Patuá], seu primeiro romance, foi Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013, na categoria estreante. Seu novo livro, Um dia toparei comigo (Foz), é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016 e recebeu a bolsa de criação ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


quarta-feira

Prosas apátridas




                Julio Ramón Ribeyro é o escritor que eu gostaria de ser. Devido à carência de publicações suas no Brasil, acabei por buscá-lo em outros territórios. Prosas apátridas encontrei numa livraria comercial em Madri, numa coleção intitulada Biblioteca Breve, da Seix Barral, selo do grupo Planeta.

                O título incita curiosidade e Julio vai logo explicando numa nota prévia, não são textos de um sujeito sem pátria, mas pensamentos, aforismos, pequenas histórias que não se encaixam em nenhum gênero literário ou que não encontraram lugar em meus livros.

                De primeira mão, acreditei no autor. Mas a cada página, ao entrar na obra, naquele universo de um escritor peruano morando em Paris, sentindo-se estrangeiro o tempo todo, acabei por mudar de opinião e passei a desconfiar daquela nota inicial.

                Avançando cada vez mais na leitura e de repente já imersa naquela atmosfera, me deparei com um Julio também estrangeiro no mundo em que viveu. Estrangeiro perante o outro, a morte, a velhice, a sua própria incapacidade de compreender a vida. Deixando-me conduzir mais e mais, confrontei-me com meu próprio deslocamento.

                Ah, esses pequenos textos perturbadores, por vezes tão prazenteiros. Está tudo ali, pais e filhos, comerciantes franceses, funcionários públicos, juventude e velhice, livros, livros, sempre os livros. E até as turistas norte-americanas.

                Sem demasiada cerimônia, sobre as turistas americanas há um texto que me atrevo a reproduzir. Pelo menos um pouco de riso para esta manhã tão cinza em São Paulo: "Las turistas norteamericanas del ómnibus: viejas y arrugadas. Pero arrugadas de una manera diferente a como se arrugan las mujeres por otras latitudes. Se habían arrugado en el confort y la bonanza. Los surcos de su cara eran el fruto de gestos placenteros, jubilosos y hartos, repetidos hasta el infinito, hasta haberles impreso la máscara de una vejez sin grandeza, la vejez de la satisfacción."

                Creio que não sobrou espaço para dizer mais nada.



Serviço

Prosas apátridas

Julio Ramón Ribeyro

Seix Barral

140 páginas

Acredito que à venda nas melhores casas do ramo pela internet, ou numa esticadinha em Buenos Aires, paraíso das livrarias. Ou mandando importar por essas casas brasileiras que estão cada dia piores e mais comerciais, onde só entro porque gosto muito de livro, ao mesmo tempo sentindo pena dos meus ex-clientes, aqueles especiais, que compartilham da minha visão de mundo.